Como criar um Blog Gratuito no Blogspot [6 etapas fáceis para iniciantes]

blog gratuito

Aprenda nesse Artigo 6 etapas fáceis para criar um Blog Gratuito no Blogspot.

Um blog não apenas permite que você se expresse, compartilhe sua experiência e faça fãs ou seguidores, mas também ajuda você a ganhar uma renda extra através do seu blog.

Se você é novato em blogs e está se perguntando como começar um blog gratuitamente, neste artigo, mostrarei como criar um blog gratuito no blogger.com (a plataforma gratuita do Google).

Vamos começar com a introdução básica ao Blogger.com.

Sobre o Blogger:

O Blogger.com é o site ou plataforma de blog gratuito do Google onde você pode criar um blog gratuito com o subdomínio .blogspot.com (por exemplo, renatamassa.blogspot.com ) ou comprar um domínio (recomendado) para ter seu website perfeito (por exemplo, www.renatamassa.com).

Vantagens de começar um blog no Blogger.com

Começar um blog no Blogger.com é gratuito e fácil de lançar.
A plataforma é de propriedade do Google, então você tem essa confiança e credibilidade.

Embora existam muitas plataformas de blogs gratuitos como o WordPress.com, o wix, o Tumblr, o Blogger.com é o vencedor de todas elas quando se trata de oferecer liberdade e os recursos oferecidos.

Você pode gerar receita com seu blog com o Google AdSense e outros programas, como o marketing de afiliados, ao contrário de outras plataformas.

Agora vamos ver como você pode começar seu próprio blog com o nosso guia passo-a-passo abaixo.

PASSO 1:
Criando uma conta do Blogger

Para começar, vá ao Blogger.com e você será saudado com uma bela página de destino que o leva a criar um blog gratuito.

Como o blogger.com é um produto do Google, você pode criar facilmente uma conta de blog gratuita fazendo login com sua conta do Gmail preferida.

Depois de fazer login, na próxima tela, clique no botão “ Criar seu blog ” novamente para lançar seu primeiro blog.

PASSO 2:
Escolhendo um nome de blog e um tema

Na próxima tela, você pode selecionar um domínio para o seu blog.

O nome de domínio , caso você não saiba, é um endereço através do qual pessoas de todo o mundo podem acessar seu site.

É como o endereço físico do escritório que as pessoas precisariam para entrar em contato com você em seu escritório.

Escolha um nome de domínio curto que seja relevante para o tópico do seu blog.

blog-gratuito

Em seguida, escolha um tema adequado para o seu blog e clique em "Aplicar" (Não se preocupe, você sempre pode mudar isso depois.)

ETAPA 3:
Otimizando seu blog do Blogger

Depois de criar seu blog, é hora de otimizá- lo para mais visibilidade do mecanismo de pesquisa e melhor experiência do usuário. Este é um processo único.

Você pode acessá-lo no painel do lado esquerdo.
Basta clicar na opção " Configurações " e otimizar seu blog como abaixo:
blogspot

1. Adicionando uma descrição ao seu blog

Adicionar uma descrição ao blog do blogger ajuda os leitores e os mecanismos de pesquisa a saberem o que é seu blog. Você pode configurá-lo selecionando a opção de configurações básicas no “ painel de configurações principal” "
blogger-expert

2. Otimizando sua seção de postagem do blog do blogger

Esta seção otimizará sua página inicial e como as coisas ficam nas configurações de postagem única.
blogspot

Essas configurações são bastante autoexplicativas e, se você tiver algum problema, poderá clicar no símbolo de ajuda (símbolo do ponto de interrogação) para obter mais detalhes sobre ele.

3. Otimizando seu blog para SEO

Nesta seção, você otimiza seu blog para mecanismos de pesquisa.
seo-blog
  • Meta tags : Você vai escrever um bom resumo sobre o seu blog aqui. Isso aparecerá nos mecanismos de busca e atrairá leitores para o seu blog.
  • Página personalizada não encontrada : quando as pessoas acessam seu website por meio de um URL que não existe mais, você pode definir uma mensagem para elas de que a página não existe. Você pode definir qualquer texto personalizado ou mensagem em HTML, instruindo-os sobre o que fazer a seguir.
  • Redirecionamentos personalizados : se alguém se vincular a qualquer uma de suas postagens ou páginas e você excluir essa página, ou se eles vincularem a um URL errado que não existe, você poderá usar essa opção para redirecionar todos esses backlinks para qualquer página. Idealmente, este deve ser o URL da sua página inicial aqui.
A próxima seção é algo que eu recomendaria que você não mexesse.


PASSO 4: Edição do tema e layout


Agora, nesta seção, vamos editar o layout do nosso modelo do blogger.

O Blogger já tem vários modelos gratuitos básicos e simples. Mas, se você quiser ir para um modelo de blog diferente, você pode encontrar abaixo:


1. Adicionando um logotipo
Um logotipo é o que define e identifica sua marca.
Blogger.com também permite que você defina um logotipo personalizado para o seu blog.
Você não precisa obter um design de logotipo caro. Você pode criar um logotipo simples usando uma ferramenta gratuita como o Canva .
Depois disso, você pode ir para a opção de layout e selecionar o link " editar" na caixa de cabeçalho.
Ele solicita várias opções para definir um logotipo, escolha uma imagem personalizada para carregar a que você criou.
identidade-visual

2. Removendo a barra de navegação

A barra de navegação  na parte superior  de todas as suas páginas é desagradável.
Eu recomendo remover isso porque é feio e também faz com que o seu leitor vá para os outros blogs através do próximo link do blog.
Para removê-lo, clique no link " editar " na caixa que tem escrito navbar e, na próxima janela pop-up, desative ou exclua.

3. Adicionando um gadget personalizado

Os gadgets são caixas de código pré-criados que ajudam você a adicionar várias funcionalidades em seu blog.
Você pode usá-los para adicionar botões de mídia social , uma opção de pesquisa, formulário de contato , estatísticas de visitantes, um menu personalizado ou literalmente qualquer coisa via HTML personalizado.
Se você quiser adicionar um gadget personalizado ao blogger, quando você selecionar a opção " layout ", encontrará hiperlinks pequenos que contêm " adicionar um gadget". Ao clicar neles, os gadgets padrão do blogger serão abertos e você poderá escolher qual deles adicionar.

PASSO 5: Pagina e Post

Caso você esteja confuso, as postagens e as páginas são literalmente as mesmas, exceto pelo fato de que as páginas geralmente são dados constantes que raramente são alterados ou atualizados.
Isso significa que você pode usar páginas para criar sua página sobre, política de privacidade e página de aviso e qualquer outra informação que permaneça sempre constante.
Com isso, você criou um blog profissional gratuitamente no Blogger.com. Tudo o que você precisa fazer é escrever posts e páginas que direcionam o tráfego para o seu blog.
No blogger, você pode criar artigos ilimitados (posts) e apenas 20 páginas . Portanto, use suas páginas com sabedoria.

1. Criando uma página sobre nós para o seu blog

A página sobre  provavelmente será a página mais visitada do seu blog, porque todos os leitores que quiserem irão verificar quem você é, qual é a sua missão e o que eles podem esperar do seu blog.

Escrever sua página sobre é simples, você só precisa dar uma introdução a si mesmo.

Depois disso, você poderia falar um pouco sobre o seu blog e quais tópicos os leitores podem esperar dele.

Se você está fornecendo algum serviço ou está aberto para qualquer negócio, também é bom mencionar aqueles aqui e vinculá-los a páginas separadas que você criará para eles.

Por último, não se esqueça de adicionar seus canais sociais como página do facebook ou instagram para levá-los a segui-lo até lá. 

2. Escrevendo sua política de privacidade e página de isenção de responsabilidade

A política de privacidade e as páginas de aviso legal fornecem esclarecimentos legais sobre como o seu site usa os dados do seu visitante e em quais fatores você está sujeito a eles e quais não.

Estas são páginas importantes que você deve criar antes de lançar seu blog publicamente ou de se inscrever em qualquer programa de monetização, como o Google AdSense.

Agora, não há nada para se assustar. Essas páginas podem ser facilmente criadas ou geradas sem muito conhecimento técnico.

3. Escrevendo seu primeiro post

Agora é hora de escrever posts ou artigos que você quer que as pessoas leiam em seu blog.
Esses podem ser tópicos em que você tem conhecimento ou palavras-chave para as quais deseja classificar quando as pessoas pesquisam no Google.

Para escrever uma postagem, vá até o painel do seu blogger e selecione a opção " Nova postagem".

post-do-blog

Você acessará um editor no qual poderá escrever seu blog, dar um título, adicionar imagens e até mesmo hiperlinks para outros posts e páginas em seu blog ou artigos de referência na web.
O conceito de edição é semelhante ao que você faz no Word ou Google doc, por isso não vai ser difícil para você.
Eu recomendo escrever pelo menos 5 posts antes de lançar o seu blog publicamente ou compartilhá-lo com os amigos.
Ter um número decente de posts no blog dará idéia suficiente aos seus visitantes sobre como seu blog será e o que eles podem esperar dele.

PASSO 6:
Como monetizar seu blog com o Google AdSense

Este guia sobre como iniciar um blog gratuito certamente seria incompleto sem um tutorial para gerar receita com seu blog BlogSpot.
Veja como gerar receita com seu blog com o Adsense.
Obs: essa Opção é valida apenas para blogs com DOMÍNIO próprio.
Quando você tem pelo menos um bom número de posts no blog e um bom número de leitores, você pode definitivamente usar o Google AdSense para ganhar dinheiro com o seu blog do Blogspot.
Pode candidatar-se facilmente ao AdSense através do painel do seu blogger e obter aprovação.
Para se inscrever no Google AdSense por meio do BlogSpot.com, acesse seu painel, clique em " Ganhos " e clique em inscrever-se no Google AdSense.
monetizaçao-blog

Quando você tiver todas as páginas necessárias e algumas postagens, poderá obter aprovação.
Então, com isso, você concluiu seu curso intensivo para criar um blog gratuito no blogger.com.
Espero que você comece seu próprio blog gratuito, ganhe experiência em blogs e ganhe algum dinheiro por sua liberdade financeira.
CONHEÇA O TREINAMENTO QUE TE AJUDA NESSE PROCESSO
treinamento-blogger-expert

Comprar Agora Depois disso, você pode migrar seu blog a qualquer momento para os blogs do WordPress auto-hospedados para obter mais controle sobre o seu blog e obter ainda mais potencial para o seu crescimento.

Postar um comentário

Mande seu comentário, criticas, elogios ou sugestões.
Responderei o mais rápido possível.
Um forte abraço.

My Instagram

Copyright © Renata Massa. Made with by OddThemes